5 tendências mais disruptivas na nova era do Trade Marketing

A nova ordem mundial, aceleração e revoluções de produção significam que o actual modelo de canais de comercialização requer uma perturbação imediata, e isto requer todos os esforços de uma organização. Aqui estão as principais tendências que marcarão o ritmo para a nova era do Trade Marketing.

Vivemos em tempos que marcam uma revolução no processo de produção e consumo, a velha “bola de cristal” está a dar lugar a sinais claros e seguros de um amanhã perturbador, sob um novo contexto económico de crise, inflação e desafios de abastecimento.
As previsões que ouvimos no início da pandemia sobre o fim das lojas físicas foram repensadas, hoje vemos este canal a migrar para um conceito de ponto de apoio, integrando a estratégia omnichannel das marcas e completando a experiência do cliente.

5 tendências mais disruptivas na nova era do Trade Marketing - MarcoMKT

1- A sustentabilidade é apresentada de uma forma mais forte do que as boas intenções habituais das empresas. A responsabilidade das empresas e dos consumidores em relação ao menor impacto possível no planeta torna-se uma premissa básica para a continuidade das operações e das próximas gerações de consumo, enfrentando kpi’s que eram inquestionáveis até ontem, tais como custos de produção, rentabilidade e volume de negócios. Esta é uma emergência comum, que exige menos demagogia e mais responsabilidade para com os reguladores e consumidores.

2- Diversidade, equidade e Inclusão assumem um papel prático e desmistificado, quase obrigatório neste novo cenário, derrubando a diplomacia empresarial, demonstrando que se não tiver diversidade na sua equipa, as suas perspectivas de negócio tornam-se míopes e consequentemente mais arriscadas.

3- O comércio electrónico convencional está a tornar-se obsoleto, deixando espaço para o comércio alternativo, um processo em que as marcas oferecem produtos aos consumidores nas suas redes sociais, através de mercados, com sortidos inimagináveis, explorando meios não tradicionais, utilizando uma rica base de informação e inteligência. Neste futuro, não há espaço para desajustes entre uma oferta e um consumidor.

4- El Metaverso establece una alternativa factible que responde a la mayoría de los problemas de la humanidad, como una conexión que hace totalmente real lo imaginario. Hablamos de un espacio virtual y colectivo constituido por la realidad virtual, la realidad aumentada e internet, que hace posible que humanos, consumidores, empresas y marcas asuman una vida paralela llena de nuevas experiencias y parámetros.

5- Una nueva era, llamada Sociedad 5.0, súper inteligente, contando con IA (Inteligencia Artificial) en sus actividades, y con tecnologías orientadas al ser humano como centro, será el telón de fondo que se desarrollará y sustentará esta época.


Estoy convencido de que estamos viviendo una nueva revolución industrial, revisando genuinamente las viejas convicciones del modelo capitalista y la proporción de este sistema en el planeta. En este contexto, les presento el futuro, que ha llegado y que no solo trae tendencias, sino convicciones de una evolución en nuestra generación.

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *