Tendências do varejo

Embora já tenhamos discutido (ainda que rapidamente) sobre o entendimento da necessidade do papel dos líderes nas organizações para projetar a sua existência, posteriormente sobre compreender o porquê e como podemos inovar através de uma configuração mental de inovação; os convido para que abordemos as áreas nas quais possamos inovar em um projeto atualmente.

Há dois grandes temas que preocupam as organizações.

  • Compreender, modelar, dirigir através de volumes de informação antes nunca vistas e pouco exploradas (AI- Inteligência Artificial)
  • Educar os colaboradores para novos modelos e atividades que sejam requeridos no futuro imediato (Training)

Agora, por que são relevantes ambos os temas? Porque estão intrinsecamente ligados.

Alguns dados que podem sugerir esta relação:

  • 40% dos trabalhos do mundo serão substituídos nos próximos 15 anos por robôs capazes de realizar atividades autônomas.
  • Em julho deste ano, Microsoft revelou o seu último investimento, 1 bilhão de dólares pelo Open AI, o que promete ser a plataforma de inteligência artificial maior do mundo.
  • O Google lança Anthos como plataforma Cloud para a administração de plataformas.
  • 65% das crianças que hoje entram no ensino fundamental terminarão trabalhando em novos tipos de trabalhos que hoje não existem na oferta de trabalho do mundo.

Há uma grande conexão entre os dados, a administração dos mesmos, a inteligência que através deles se gera e o poder de treinar, educar os atuais e futuros colaboradores.

Pensemos como é que vão evoluindo as capacidades sobre a administração de informação.

Anteriormente requeríamos que, através de certa inteligência, pudessem ser realizadas análises descritivas, para simplesmente tratar de compreender o que está ocorrendo em nosso entorno. Exemplo, o que estamos vendendo? Onde?

Posteriormente, começamos a pensar em gerar análises preditivas, com uma inteligência superior através dos computadores, onde indagamos sobre o que vai acontecer. Outro exemplo é a projeção preditiva de vários inventários ou distribuição.

Mas hoje nos encontramos trabalhando no poder de gerar capacidades de análises prescritivas, análises que permitam alguma inteligência, descrever como é que queremos fazer com que determinada situação se transforme em realidade. Exemplo na mesma linha, que todo o supply chain já não é feito por nenhuma pessoa, e sim pela integração de robôs inteligentes que decidiram entre eles a gama de um produto, sua promoção, sua ativação.

Estes momentos que acabo de descrever se conectam aos conhecidos como: Inteligência Artificial, Machine Learning y Deep Learninig. Conceitos onde o último assusta tanto como a notícia de que tiverem que ser desconectados sistemas para começar a falar entre si em um código único, criado por eles, não entendível por ser humano algum.

Deixando de lado certa visão futurista das tecnologias, me pergunto, quais são as vantagens competitivas de integrar Inteligência artificial y Machine Learninig a nossos projetos?  Integrar AI e ML nos permite:

  1. Aumentar a produtividade e os skills humanos.
  2. Descobrir novos padrões.
  3. Melhorar nas certezas das previsões.
  4. Acelerar o tempo nos processos.
  5. Resolver problemas complexos rapidamente.
  6. Melhorar produtos e qualidade de serviços.
  7. Diminuir drasticamente o custo dos produtos e serviços.

Agora, claramente o conceito de Trabalho está mudando, e ele está fazendo isso da mesma maneira que aconteceu na história; Ele deve ser continuamente redefinido nos escopos e projeções.

Para isso, precisamos modelar instâncias de educação para os colaboradores atuais sobre capacidades e habilidades que precisam trabalhar para dar resposta às necessidades já vislumbradas sobre o futuro

Por tudo isto, integrar ações de inovação em Inteligência Artificial e Educação são duas atividades que podem apresentar uma clara vantagem competitiva nos projetos que possui em suas mãos.

 


Escrito por Lisandro Zapararte
CEO Marco Marketing
Me encontre: LinkedIn

ASSINE NOSSO BLOG

* *
*
*
*
*
Lead Source
*Campos Obrigatórios
Enter the Captcha
Reload
Ao enviar este formulário você concorda com a política de seguran