Tendências do varejo

Cada vez que acabam as férias de verão a gente deixa atrás a praia e o sol para voltar a pensar no começo de um novo ciclo de estudos. Isso significa, como a gente já sabe, muitas compras! Mães, pais, professores, alunos, cada um tem necessidades específicas que viram oportunidades de venda únicas para o setor do varejo. É um momento excelente para lançar ou fazer promoção de produtos e, levando em consideração a quantidade de pessoas que durante esse momento vão se aproximar aos shoppings, lojas ou supermercados, é importante prepararmos nossos pontos de venda para recebê-las. O que devemos levar em consideração?

Em primeiro lugar, temos que saber que não apenas as marcas de utilidades escolares ou mochilas fazem campanhas pela volta à escola, mas qualquer uma empresa que saiba se relacionar com essa data criativamente. Por exemplo, as empresas de aparelhos eletrônicos, telefones celulares, calçados, artigos de couro, alimentos, snacks para crianças, elementos práticos que facilitem a vida dos pais, jogos didáticos para os educadores, entre outros.

Em segundo lugar, fundamentalmente, lembrar que estamos diante de um novo consumidor, muito mais exigente e tecnológico, que pesquisa na internet antes de ir a uma loja, confere preços, mas ,sobretudo, procura experiências agradáveis. Portanto, não podemos oferecer a ele apenas produtos, devemos construir espaços para que eles se relacionem com imagens e sensações que são construídas em volta do início escolar.

É um momento que é associado, por um lado, a volta à rotina, ao despertador muito cedo, ao transito da cidade. Mas, por outro lado, também a voltar a um momento de empreendimentos e desafios. Junto com a voltas às aulas, geralmente começamos atividades, como a academia, um cursinho de cozinha, ou levamos as crianças ao futebol, ballet ou aula de música” . Também começam as novas etapas: o primeiro ano da escola de um filho, o último do outro… aparecem diversas emoções: ansiedade, felicidade, saudade, impaciência; temos o desejo de que nossos projetos sejam bem sucedidos; de o primeiro dia ser tão incrível como os que virão. Acreditamos do futuro, construímos sonhos. .

É ideal nos conectarmos com essa cara emotiva do cliente, conseguirmos transmitir a eles alguns daqueles sentimentos agradáveis que surgem com os preparativos da volta à escola. O interessante é procurar formas de acompanhar o cliente nestas semanas, oferecer as vivências mais inovadoras, serviços exclusivos, excepcionais, que possam nos diferenciar da concorrência, nos posicionar positivamente e, claro, aumentem as nossas vendas.

Devemos fazer com que o cliente nos sinta próximos dele, ele tem que ser o protagonista! Propomos empregar ideias personalizadas por área. Convidemos a participar, em conjunto, famílias e marcas, sem nos esquecermos de criar atividades pontuais para as crianças, pais e  professores. Devemos cuidar de todos os detalhes, conseguir impactar não apenas visualmente, mas todos os sentidos. A experiência pessoal que oferecermos (quanto mais original, melhor) vai ser a diferença que vai nos permitir a diferenciação no mercado, aumentar a consideração, a fidelidade, e também tornar a empresa mais humana.

Finalmente, queremos adicionar quatro aspectos que podemos incorporar no ponto de venda para atingir esses resultados.

  • Disposição atraente dos produtos: Como já foi dito, é indispensável nos destacarmos. Sobretudo, em um supermercado ou em um  shopping. A forma em que os produtos são expostos influi na mensagem que nós queremos passar. Colocar estandes especiais, de grande tamanho, de muitas cores e com a linha de produtos completa, pode transmitir uma imagem agradável e que chame a atenção, e que com isso o consumidor queira conhecer mais sobre nós.
  • Setores de experimentação: Quem não acha agradável tocar e investigar por conta própria aquilo que estão nos vendendo? Quantas vezes fizemos uma compra por impulso por experimentar um produto que não conhecíamos? Se falarmos em crianças, não deixar que eles experimentem seria até um pecado. Mesinhas, cadeiras, quadros, etc que simulem a escola junto com ‘‘promotoras professoras’’ responsáveis por brincar com mini jogos pode ser um cenário apropriado para atingir o nosso objetivo.
  • Aplicação de tecnologia: Unir o mundo offline com o online a partir de telas interativas. Tente oferecer motivos para o seus clientes compartilharem nas redes sociais o que está acontecendo no ponto de venda. Adicione material descarregável para smartphone.
  • Capacitação dos funcionários: É essencial para todo o processo funcionar efetivamente. O atendimento ao cliente tem que concordar com a estratégia e o propósito da marca. Aconselhamos preparar a equipe dando-lhe a informação completa e correta, indicações precisas e métodos de uso ou padrões de incorporação de aplicativos digitais.

Você está preparado para que o volta às aulas seja uma experiência ótima no seu ponto de venda?

Quero melhorar a experiência do consumidor


Escrito por Franca Zunino
Me encontre: LinkedIn

ASSINE NOSSO BLOG

* *
*
*
*
*
Lead Source
*Campos Obrigatórios
Enter the Captcha
Reload
Ao enviar este formulário você concorda com a política de seguran