Tendências do varejo

O marketing inteligente é um conjunto de práticas destinadas a melhorar a experiência do consumidor no ponto de venda. Ele é construído com estratégias inovadoras, criativas e dinâmicas para o ponto de venda, mas também é apoiado pelo acompanhamento por parte dos colaboradores. Os varejistas mais inovadores do mundo investem seus recursos na combinação perfeita desses componentes e recorrem a especialistas para que suas instalações sejam únicas. Então, com quais ferramentas contamos no varejo?

  • As ferramentas tecnológicas e a internet são aliados perfeitos para promover, assim como para gerenciar ações de comunicação e marketing. Eles são seus agentes ou vendedores digitais, sempre em contato com o público, potenciais consumidores e clientes. Quando cada um de nós se prepara para sair, nos vestimos da maneira como procuramos ser percebidos (detalhistas, coloridos, sérios, irreverentes, originais ou sofisticados). Da mesma forma, uma marca “sai para a rua virtual” com suas ações on-line. Por exemplo, uma estratégia apropriada nas redes sociais atrai seu público-alvo, estimula o envolvimento com a marca e impulsiona as vendas. Muito mais se for combinado com atividades que vão na mesma direção dentro do ambiente off-line. Isso confere uma força de posicionamento implacável. Você a está utilizando?
  • Por outro lado, temos a opção de melhorar o relacionamento com o canal de vendas, dar suporte aos clientes e usar ferramentas na Web para fortalecer o branding. Nossa imagem de marca é construída não apenas pelo que dizemos, mas também pela maneira como agimos. Como atendemos nos nossos pontos de venda? Temos alternativas de compras online? Quanto tempo leva uma resposta a uma consulta de um produto ou pedido? Costumamos dizer que uma imagem vale mais que mil palavras, mas uma ação vale mais que mil imagens, disso temos que ter certeza.
  • Outro recurso que podemos utilizar é um canal de incentivo para os colaboradores, através de um sistema de relacionamento único, que busca fidelização, reaproximação e gratificação. Ferramentas como essas, que podem ser usadas no ponto de venda, podem fornecer uma tabela de pontos paralelos ao volume de vendas desejado e, a partir daí, trabalhar com prêmios e bônus. Equipes de campo bem motivadas realizam muito mais.

  • personalização de aplicações, design, comunicação, produtos, entre outros aspectos, ajuda a satisfazer cada demanda de maneira singular. Nós não somos todos iguais (nunca fomos), mas romper com o paradigma de um produto, atendimento ou serviço padronizado urge no presente como nunca antes. Desde os anos 70 há uma tendência crescente para a exploração do consumo de nichos, mas hoje é quase uma regra para vender de acordo com cada tipo de persona. Ser original deixou de ser uma opção para se tornar uma regra. Algo paradoxal, mas nunca tão verdadeiro.
  • Criar experiências extraordinárias para todos os sentidos. A luta típica de caricatura entre o cérebro e o coração, no marketing, tem vitória do órgão que bate com as emoções. Em geral, compramos por aspectos muito mais profundos do que simplesmente o resultado de uma explicação racional de custos e benefícios. Mesmo a aquisição de um 2×1 nos faz sentir mais espertos do que o resto, por obter a melhor oferta no momento certo. Motivo muito mais forte do que a simples economia.
  • Finalmente, não devemos esquecer das decisões baseadas em análise de dados, uma prática inestimável em marketing inteligente. A informação é o combustível que permite projetar, personalizar, humanizar, interagir e imaginar novas possibilidades. Se não, você anda cegamente.

O uso do marketing inteligente fornece resultados efetivos. Na Marco Marketing, o aplicamos em todas as nossas ações e serviços. Nós entregamos uma tecnologia projetada de maneira única para as necessidades da sua empresa. O que oferecemos aos nossos clientes também é garantido aos clientes dos nossos clientes.

Você gostaria de descobrir mais ações de marketing inteligente? Assine nosso blog para receber mais informações sobre isso e o mundo do varejo.

sobre inovações tecnológicas e inteligência artificial


Escrito por Mauro Liberman
Me encontre: LinkedIn

ASSINE NOSSO BLOG

* *
*
*
*
*
Lead Source
*Campos Obrigatórios
Enter the Captcha
Reload
Ao enviar este formulário você concorda com a política de seguran