Tendências do varejo

O debate sobre a reforma trabalhista está em voga em toda a América Latina, sobretudo ao que se refere à terceirização. No Brasil, a reforma foi aprovada em julho desse ano, mas muitas questões ainda pairam sobre o tema.


Há quem ressalte o enfraquecimento das ações coletivas e outros que valorizam a desburocratização da contratação. O fato é que, principalmente para os gestores responsáveis por operações multinacionais, nesse momento é primordial contar com assessoria de parceiros preparados para lidar com as singularidades de cada cenário e entregar excelência, independente do desafio.<

Há algumas diferenças e similaridades entre os países da América Latina. Por exemplo, no Brasil pós reforma prevalece acordos individuais aos coletivos, já no Chile é possível negociar com grupos não sindicalizados. Na maioria dos países o horário de trabalho varia de 8 a 12 horas por dia sem ultrapassar de 45, no caso do Brasil, e 48 horas semanais na Argentina e na Colômbia.

Ou seja, o gerenciamento de talentos requer muitos cuidados pois lida com o que há de mais valioso em uma companhia: as pessoas. É necessário entender de leis, de pessoas e, sobretudo, saber como mediar possíveis tensões entre os públicos envolvidos. A MARCO tem larga experiência no setor de contratação e treinamento de equipes terceirizadas e estamos constantemente acompanhando o desenvolvimento da reforma trabalhista na América Latina.

Quer saber como podemos ajudá-lo no processo de contratação de pessoal para as demandas de fim de ano? Acesse: http://www.marcomkt.com/institucional/index.php?lang=pt

Leia mais artigos


Escrito por marcosoporte
Me encontre: LinkedIn

ASSINE NOSSO BLOG

* *
*
*
*
*
Lead Source
*Campos Obrigatórios
Enter the Captcha
Reload
Ao enviar este formulário você concorda com a política de seguran