Tendências do varejo

Grandes cadeias de lojas físicas estão abrindo mão de suas estruturas gigantes e versáteis para apostar no modelo showroom. Lojas menores, ambientes aconchegantes que propiciam relações mais íntimas, a experimentação e encomenda de produtos estilizados, tudo isso é possível e agrada o novo consumidor mais exigente e detalhista.

A ideia é fazer a loja ser um lugar que o cliente quer ir e gosta de estar. A transformação dessa lógica acontece principalmente em função do avanço do e-commerce. Com ele, as pessoas não possuem mais a necessidade de se deslocar às lojas e as marcas precisam atuar de forma a fazer com que esse consumidor queira visitar o seu espaço físico. E, quando isso acontece, a experiência precisa ser cativante para que ele volte mais vezes.

Um bom exemplo dessa tendência é o que tem feito a Nordstrom em Melrose Place, Los Angeles. A loja virou um point dos moradores do bairro: tem um bar, serviços de manicure e de reparo de roupas. Além disso, o espaço físico não possui estoque e os clientes modelam e encomendam suas próprias roupas usando aplicativos.

Os benefícios são vários:

  • valor da locação menor é mais barato
  • estoque é centralizado e o produto só sai quando realmente ocorre a venda.
  • Além disso, com a personalização de peças, as devoluções são raras.
  • lembrança da marca é valorizada ao propiciar esse tipo de experiência.

Por outro lado, tudo isso é um grande tubo de ensaio e é necessário se adaptar à nova dinâmica: desde o treinamento dos vendedores, que passam a ter um papel diferente, até o formato de apresentar os produtos, que fica muito mais dependente da tecnologia.

Somos especializados em Varejo e na compreensão do consumidor do futuro. Convidamos você a ler o e-book sobre as tendências do varejo que compilamos na última NRF de Nova York, em janeiro de 2017:

DOWNLOAD EBOOK TREND RETAIL 2017


Escrito por Franca Zunino
Me encontre: LinkedIn

ASSINE NOSSO BLOG

* *
*
*
*
*
Lead Source
*Campos Obrigatórios
Enter the Captcha
Reload
Ao enviar este formulário você concorda com a política de seguran