Tendências do varejo

Sabe-se bem que parte fundamental de qualquer empresa são seus colaboradores. Na última edição da NRF este foi um assunto muito relevante que apareceu em cada uma das conferências, já que são eles que têm o poder de fazer ou desfazer todas as estratégias e o Customer Experience.

Hoje em dia, os millennials já são uma grande porcentagem da força de trabalho e a Geração Z está chegando, e é comum ouvir que o primeiro trabalho da maioria das pessoas é no retail, e lá devemos estar muito atentos ao que elas buscam como pessoas e analisar como isto se relaciona com o Core da empresa.

Carmen Bryant, Diretora de Marketing na Indeed EUA compartilhou conosco uma visão mais completa para analisar o mercado de trabalho na indústria de Retail. Mais de 1M de ofertas são publicadas no Indeed, 70k de fontes de trabalho, 470k buscas relacionadas com retail diariamente e 4,8M de currículos que contêm a palavra Retail. Estes números nos permitem ver que não é fácil estar no retail. 64% das posições de retail tradicional seguem abertas devido à rotatividade, mas quais as razões pelas quais as pessoas mudam de trabalho tão rápido? A verdade é que são várias, das quais destacamos: salário, sobrecarga de funções, falta de reconhecimento, falta de equilíbrio na sua vida pessoal com a de trabalho e o fato de não haver um plano de crescimento estabelecido.

No entanto, nestas análises da Indeed, em 2018, é mostrado que 83% das pessoas, antes de se decidirem pela empresa, prestam atenção nas críticas sobre a mesma, já que, para 43% delas este é um fator decisivo.

E então, o que podemos fazer para atrair e reter nossos colaboradores?

Primeiramente, deve-se estabelecer uma conversa transparente e empática a todo o momento, conhecer bem a pessoa, já que com essa base podemos detectar se ela alinha-se com nosso propósito e, uma vez dentro da organização, continuar esta conversa real e preocupada com a evolução da pessoa, mostrando-lhe um plano de carreira e sendo constante neste acompanhamento.

Para isso, uma das tendências é o Micro-learning (treinamentos de 5 minutos todos os dias no início da jornada de trabalho). Esta capacitação deve estar alinhada ao Core Business da organização e, o mais importante, deve-se pensar qual comportamento se quer ver refletido e, com base nisso, comunicar mensagens que inspirem e motivem. No entanto, o middle management deve ir se ajustando para que exista uma comunicação mais próxima com a Staff e assim poderemos ir detectando certas dinâmicas de comportamento.

A forma de implementar uma nova cultura organizacional parece fácil, mas a realidade é que é um processo que deve ser diagramado e ajustado de acordo com estes comportamentos. Uma das ações mais recomendadas é colocar consultores juntos à empresa para projetar em conjunto e ir pondo em prática tais ações.

Provar que os colaboradores estão se desenvolvendo da maneira correta em relação aos novos valores e ao novo propósito é uma parte fundamental, já que desta maneira sabemos que temos a melhor equipe para a empresa.

Não é de se surpreender que esta nova forma de treinamento venha dos millennials, já que seu nível de atenção é muito baixo. Eles estão sempre atentos ao que é novo, o que é surpreendente, querem se tornar experts no que lhes interessa. Hoje em dia, uma plataforma de capacitação pode ter até 500 títulos com mais de 7 mil perguntas para responder, com mais de 550 temas com 7 mil perguntas para responder. Parece muito impactante, mas é a forma de alcançar nosso novo target interno.

A grande recompensa de contar com uma plataforma de treinamento é que a comunicação é padronizada, além de ser dinâmica. Os conteúdos podem e devem ser variáveis para fazer uma ferramenta divertida (cool tool) e desta forma os incentivamos para que continuem aprendendo e se desenvolvendo.

Lembremos que a mudança real acontece quando trabalhamos juntos e quando um colaborador está feliz, ele faz nosso cliente feliz.


Escrito por Miguel Briones
Me encontre: LinkedIn

ASSINE NOSSO BLOG

* *
*
*
*
*
Lead Source
*Campos Obrigatórios
Enter the Captcha
Reload
Ao enviar este formulário você concorda com a política de seguran