Tendências do varejo

Quem, em qualquer etapa da carreira, nunca consolidou ou processou seus relatórios em longas planilhas com um atraso de horas, dias ou semanas? E quantos mais seguem fazendo isso?

O problema das grandes planilhas não é apenas o processamento manual de informações, mas também outros aspectos básicos, como a obtenção, a consolidação e o cruzamento de diferentes fontes de informação e campos. Essa metodologia de trabalho nem sempre é eficaz para grandes volumes de dados e acaba sendo frustrante. Mas, como então podemos resolvê-la com processos mais dinâmicos?

As seguintes “dores” ou desafios foram os mais ouvidos entre a indústria em 2017 em relação à inteligência de negócios. Algo te parece familiar?

  • Não contar com informações antecipadas para a tomada de decisão.
  • Baixa visibilidade das métricas críticas inerentes ao negócio:
    • Alertas antecipados
    • Análise Preditiva
  • Relatórios robustos que se transformam em arquivos digitais pesados
    • Em função disso, é difícil enviá-los por email para que outras pessoas possam colaborar.
    • A visibilidade em um smartphone, tablet, PC ou dispositivo que não seja o próprio é inviável.
  • Complexidade para interpretar os resultados.
  • A informação consolidada não pode ser correlacionada com outras variáveis do negócio ou o contexto e acaba fornecendo um baixo valor analítico.
  • Dificuldade para manter uma base de dados históricos.
  • Pouco investimento para manter uma estrutura de TI e analistas de negócios.
  • Baixa qualidade de dados: imprecisos, desconectados, duplicados e inoportunos.

Quais foram as soluções mais populares dos últimos 2 anos?

Em geral, a prática mais eficiente tem sido aquela que divide e analisa o problema nessas três fases:

  • Captura
  • Processamento
  • Visibilidade dos dados.

As mais recentes tecnologias de relatórios disponíveis no mercado permitem capturar dados de diferentes fontes, processá-los e analisá-los para gerar valor comercial na tomada de decisões quase que no mesmo ato e de forma on-line para que se tenha mais agilidade.

A visualização por nuvens públicas ou privadas também é uma solução popular com altos níveis de segurança, fácil de compartilhar e distribuir. O processamento, nas mãos de especialistas de terceiros, como o Azure ou o AWS, permite economia de custos em hardware, além de oferecer a disponibilidade de informações a qualquer momento e de qualquer tipo de dispositivo ou localização geográfica.

Outra dificuldade que ouvimos freqüentemente é a enorme complexidade na contratação de pessoal especializado, com conhecimento técnico suficiente, para integrar a equipe. Isso porque, quando se pensa em equipe interna há uma série de questões de estrutura que precisam ser levadas em consideração. Uma opção inteligente pode ser a contratação de uma empresa especializada, que é usado sob demanda e que tem a atividade como principal, o que significa que sua atuação é alinhada aos processos mais modernos e que a entrega é completa. Aqui compartilhamos algumas dicas para considerar quando terceirizar:

  • Uma equipe de inteligência de negócios de consultores especializados tem especialistas no manuseio e tratamento de informações, integração de grandes volumes de dados (“big data”) de diferentes fontes e linguagens. Eles são, em geral, profissionais certificados em bancos de dados, big data e linguagens de programação específicas do nicho. Na hora de decidir leve em consideração a experiência no campo da administração, tratamento de dados e, mais especificamente, em BI de varejo. Confira exemplos de clientes reais com demonstrações e compartilhamento de casos reais.
  • É aconselhável que a consultoria tenha a capacidade de construir ferramentas para a tomada de decisões: como dashboards ou painéis de controle sustentáveis disponíveis e fáceis de administrar por não especialistas. Independência é crucial para a tomada de decisões em tempo hábil e tem que recorrer ao “guru” exatamente quando você mais precisa não é o cenário ideal.
  • É essencial que haja uma grande disponibilidade de analistas ou consultores dedicados à atenção de projetos específicos, para que eles garantam uma visão de 360 graus do problema.
  • As consultorias especializadas contam com infraestrutura e arquitetura tecnológica para suportar a gestão que é prometida. Será vantajoso para você validar onde, em que ambiente e sob quais regras o processamento e armazenamento de informações ocorre.
  • Essa dica talvez seja óbvia, mas é primordial: conhecer a tecnologia que os consultores usam para análise preditiva e ferramentas de big data. Existem dezenas de softwares, aplicativos e soluções. A seleção afetará diretamente sua satisfação como cliente.
  • É essencial que a empresa contratada forneça processos claros desde o início e, acima de tudo, opções automatizadas para coleta de dados.
  • O diferencial mais importante? O uso de ferramentas móveis de coleta, com formulários dinâmicos no ponto de venda e no momento em que os eventos ocorrem.

Casos de sucesso

É sempre bom recorrer à seção de histórias de sucesso, validadas pelos próprios clientes, para entender que o serviço oferecido, o problema atacado e a solução usada por uma determinada consultoria.

Por exemplo, se sua empresa produz e distribui eletrodomésticos em redes especializadas que não são próprias, como você gerencia as entregas? Pode ser útil para você saber que obter relatórios semanais de vendas e estoque é um grande passo dado pelas empresas mais inovadoras da região. Você encontrará casos em que, ao obter essas informações, muitos conseguiram um melhor controle da eficiência de estoque e logística. Nós, por meio de clientes multinacionais com subsidiárias em quase todos os países da América Latina, enfrentamos desafios de todos os tipos. Mas, principalmente, sabemos que um dos mais recorrentes é entender o ritmo de vendas e estoque, problemática por sua vez relacionada com a busca de soluções que aumentem as vendas e corrijam fragilidades na distribuição.

Por outro lado, algumas empresas se sentem muito frustradas tentando obter métricas de marketing. As informações disponíveis em qualquer dispositivo, armazenadas on-line, atualizadas pelo menos uma vez por dia, é a solução perfeita se você precisar tomar decisões constantes: devo ou não investir nesta campanha? Em que cidade foi mais efetiva uma oferta mais eficaz e em que volume de vendas? Vale a pena repetir uma campanha com o mesmo investimento ou devemos aumentar a quantidade de dinheiro? Essas dúvidas têm uma resposta muito mais clara com a disponibilidade de dados “digeríveis” e “compatíveis” em tempo real.

Você já usa os benefícios do business intelligence ou quer começar a obter resultados de processamento de dados e visibilidade?

Quero obter resultados dos meus dados coletados


Escrito por Mauro Liberman
Me encontre: LinkedIn

ASSINE NOSSO BLOG

* *
*
*
*
*
Lead Source
*Campos Obrigatórios
Enter the Captcha
Reload
Ao enviar este formulário você concorda com a política de seguran