Tendências do varejo

Comentamos anteriormente, em nosso blog, que a implementação da tecnologia no varejo é o principal desafio nos próximos anos. Mas também dissemos que não é o único fator de sucesso. Outro tema fundamental discutido na NRF Retail’s Big Show de 2018, a maior feira de varejo do mundo, foi a importância da humanização nos negócios.

Segundo Jason Breazale, da Ahold Delhaize, contar com pessoal qualificado é essencial para alcançar soluções rápidas. Em um contexto de digitalização dos negócios, estudos indicam que o número de clientes que visitam as lojas tradicionais diminuiu, levando filiais a fecharem as portas. Para impedir isso, é necessário buscar soluções atraentes que gerem algum tipo de experiência no ponto de venda e convidem o cliente não só a entrar, mas permanecer na loja. Para nos ajudar neste objetivo, precisamos montar grupos de profissionais dedicados a criar alternativas. Ahold, por exemplo, incorpora, em seu setor de inovação tecnológica, estagiários selecionados entre os melhores estudantes universitários.

Sabemos também que profissionais comprometidos significam trabalho de qualidade. A questão, então, é: como gerar comprometimento ou motivação? Hamdi Ulukaya, fundador e atual CEO da empresa de iogurte Chobani, destacou-se no último dia da NRF, apresentando um novo formato de relação de emprego, chamado “The Chobani way“. Como um empresário visionário, começou confiando em sua comunidade, contratando pessoas que moravam perto da fábrica. Hoje, a empresa não tem empregados, mas colaboradores acionistas. Além de pagar salários, a Chobani compartilha seus lucros com eles. Essa forma de produção criou trabalhadores altamente comprometidos e alavancou o crescimento da empresa. “Somos uma família”, diz ele.

“Família” é uma palavra com muita força. Em um mundo comercial, onde as relações costumam caminhar para o efêmero, o uso dessa palavra demonstra vínculos sociais verdadeiramente mais duradouros. “Família” traz consigo solidariedade e empatia. Representa o que é valioso, o que precisa ser cuidado. Hamdi disse isso calorosamente, mas ele não foi o único a enfatizar o valor de seus trabalhadores. Doug McMillon, presidente do Walmart, pediu a todos os presentes para investirem nisso como a sua empresa já está fazendo. Alguns dos benefícios que o Walmart oferece são: maior licença de maternidade e paternidade, ajuda monetária para aqueles que adotam crianças, ambientes agradáveis, condições favoráveis, humanização do trabalho e lealdade aos funcionários.

E, se estamos falando sobre a importância da experiência nas lojas físicas, de nada adiantará o local ser equipado com a melhor tecnologia se as pessoas que interagem face a face com os clientes prestarem um serviço ruim e não conseguirem responder perguntas ou dar recomendações corretas. O treinamento adequado da equipe de vendas impacta positivamente a experiência do consumidor. Encontramos um exemplo claro disso quando visitamos uma loja de cosméticos da Sephora em Nova York, onde fomos atendidos de forma personalizada. Vendedores perfeitamente treinados nos aconselharam sobre o melhor produto para o tom da nossa pele, mostrando terem amplo conhecimento da marca e suas categorias. O objetivo é ir além da solicitação imediata do consumidor, antecipar as dificuldades e dúvidas. Quando superamos as expectativas, adquirimos uma imagem digna de ser lembrada!

A transformação do mercado é evidente. Novo consumidornovas tendências no varejo. Da NRF deste ano, levamos a seguinte frase para 2018: a humanização é uma peça-chave que pode fazer a diferença.

Nós da Marco Marketing podemos ajudá-lo a definir o perfil do vendedor que a sua marca necessita. Acreditamos que uma equipe motivada e treinada pode alcançar os mais altos níveis de retorno do investimento.

Preciso de motivação e entretenimento para a minha equipe de vendas


Escrito por Lucila Masini Lucila
Me encontre: LinkedIn

ASSINE NOSSO BLOG

* *
*
*
*
*
Lead Source
*Campos Obrigatórios
Enter the Captcha
Reload
Ao enviar este formulário você concorda com a política de seguran